Histórico


PREDIO CEGEA

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM GEOGRAFIA DA UNIR

 

Vinculado ao Departamento de Geografia - DGEO/UNIR e Núcleo de Ciências Exatas e da Terra - NCET/UNIR

Início das Atividades:

Mestrado - 2006

Doutorado - 2016

 

O Histórico e a Contextualização do PPGG

    O papel da Universidade Federal de Rondônia no contexto da produção científica regional possui importância estratégica no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da Amazônia. Com a capacidade de renovar pensamentos, promover inserções humanas, sociais e ambientais, deve provocar o necessário alinhamento da vida aos ajustes que a modernidade e a contemporaneidade do novo milênio exigem. Essa questão na Amazônia assume uma importância premente de romper com um modelo histórico cultural herdado desde a colonização e que não compreende que o viver na Amazônia apresenta suas singularidades, contradições, limites e possibilidades. Tal modelo reservou para esta região uma condição de periferia do sistema mundial, cuja assertiva não pode ser aceita pelos que militam na produção da ciência em Rondônia e na Amazônia. O modelo de desenvolvimento nacional cria para a Região um discurso preservacionista e de intocabilidade, entretanto, as ações do estado e do capital nacional e internacional não se organiza para aplicar uma politica de desenvolvimento e preservação adaptada às particularidades socioambientais regionais causando um descompasso entre a população e o ambiente amazônico. Tal fator é gerador de desequilíbrios, ausências e exclusões da sociedade regional que tende a ser desconsiderada no processo de estruturação da pós-graduação nacional. 

    A Pós-Graduação tem o papel de criar a pesquisa e a reflexão capaz de tornar o País mais justo e competitivo nas áreas de Ciência, Tecnologia e Educação. Já possuímos uma trajetória de desenvolvimento da Pós-graduação no Brasil, entretanto, o desafio que ora se apresenta é a distribuição da alta formação em todas as regiões do país. Neste sentido o Mestrado em Geografia-PPGG/UNIR constitui uma importante oportunidade para o aprimoramento do conhecimento geográfico almejando os mais elevados patamares de atuação e intervenção da realidade amazônica. Os esforços empreendidos pelo PPGG/UNIR na formação de recursos humanos, produção do conhecimento e sua respectiva difusão entre a comunidade acadêmica, a sociedade brasileira e a sociedade Pan-Amazônica, nos possibilita vislumbrar que em breve poderemos aprimorar e consolidar melhores condições no oferecimento de curso de Pós-Graduação em nível de Doutorado, em virtude das necessidades e demandas regionais e dos países vizinhos (Bolívia, Peru, Colômbia e Chile), no sentido do aprofundamento do conhecimento enquanto caminho possível à ascensão e ao desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Há de se mencionar, o fato de que a Amazônia não possuía um curso de Doutorado em Geografia até o ano de 2015 - quando foi aprovado pela CAPES para a Universidade Federal de Rondônia - o que de fato representava uma enorme lacuna, inclusive no que se refere aos países limítrofes à região Norte brasileira, o que se mostra indispensável na política de formação de recursos humanos capazes de pensar a realidade e a diversidade regional, a partir de suas vivências e experiências, como condição ao processo de desenvolvimento e sua inserção no contexto internacional.