Docentes


UNIR   LOGO PPGG

 

DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

MESTRADO E DOUTORADO EM GEOGRAFIA

 


 

 

LINHA TSP  - Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROFA. DRA. MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA

Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG -PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana - REGGILA. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-1758-4116 (Texto informado pelo autor)

Docente permanente

PROF ADNILSON

LINHA TSP  - Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROF. DR. ADNILSON DE ALMEIDA SILVA

Possui graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1991), Mestre em Geografia - UNIR (2007). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Pós-Doutor em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é colaborador - Kanindé Assoc. Defesa EtnoAmbiental; Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia ? RIOTERRA; Professor Associado/UNIR junto ao Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia/UNIR. Atuou Programa de Pós-Graduação no e Mestrado e Doutorado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2013-2018). Classificado como semifinalista na seleção 2008 do International Fellowships Program - IFP - Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, Fundação Ford/ Fundação Carlos Chagas (Programa Bolsa). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Rondônia, Espaço e Representação, Cultura e Povos Indígenas, Populações Amazônicas, Sociedades Rurais, Diagnósticos, Educação, Meio Ambiente, Socioeconomia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia-PPGG/UNIR (2011/2013), Vice-Coordenador do PPGG (2013; Out/2015 a jul/2016); Vice-Coordenador do PPGG (Set/2016 a outubro/2018). Vice-Coordenador do PPGG (Novembro/2018....) Membro do Colegiado do PPGG/UNIR (2013; 2014...) e vice-coordenador do GEPCULTURA/UNIR (2010....). Líder do do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) (2019...). Membro Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, desde 2017. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2555-0861

Docente permanente

 LINHA TSP  - Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROF. DR. RICARDO GILSON DA COSTA SILVA

Professor do Departamento de Geografia (DGEO), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Coordenador do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UNIR) e do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas temáticas: a) Globalização e dinâmicas territoriais agrárias na Amazônia; b) Cartografia Crítica, Campesinato, Agricultura Familiar e Movimentos Sociais; c) Gestão do Território e Dinâmicas Produtivas Agrícolas; e) Geografia Agrária, Direitos Humanos e Território na Amazônia. Página de Pesquisa: http://www.gtga.unir.br/ (Texto informado pelo autor) 

 Docente permanente

 PROF JOSUE (1)

LINHA TSP  Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROF. DR. JOSUÉ DA COSTA SILVA

Josué da Costa Silva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do GepCultura - Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais; Coordenador do CECrimVio - Coletivo de Estudos sobre Criminalidade e Violência que desenvolve pesquisas e forma pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados à criminalidade, violência, condição humana e direitos humanos. A Amazônia brasileira é um espaço cheio de significados e de valores ímpares. Dentre tantas riquezas, estão os modos de vidas dos povos originários e das populações de agricultores familiares, caboclas, ribeirinhas e inúmeras outras formas que nela ainda residem e mantêm uma relação diferenciada com a natureza e lutam pela sobrevivência de seus conhecimentos e saberes ancestrais em volta a grandes e complexas questões territoriais e políticas. Esse ?viver? para essas populações representam os aspectos da cultura e das dinâmicas sociais e sua forma de perceber o ambiente, de se organizar socialmente, os valores e as maneiras de garantirem a existência de seus grupos sociais. Procuraremos analisar o ritmo do viver e as suas relações com a natureza fora de uma perspectiva de mercado, ou seja, como tal relação com a natureza possa ser marcada por formas voltada para a vida. Este trabalho terá como fio condutor essa relação das comunidades e o viver. Procuramos os sentidos pelos quais essa população construa sua percepção de seu ambiente, os sabores, os cheiros, a sensibilidade; a percepção do sagrado na natureza para que estabeleçam a manutenção de limites ao uso dos recursos naturais associado ao conhecimento tradicional e ao respeito à natureza definindo assim o bem viver.

Docente permanente

 IMG-20210715-WA0085

 

LINHA TSP Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROFA. DRA. LUCIANA RIÇA MOURÃO BORGES

Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2005-2009). Mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - PPGH/FFLCH/USP (2009-2012; 2013-2018). Docente no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DACE/UNIR/Campus de Guajará-Mirim). Ênfase em estudos sobre dinâmicas ocorridas na Amazônia em função de políticas territoriais de infraestrutura e grandes projetos, e os conflitos ocorridos nesse território envolvendo Estado, capital e a sociedade civil. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Estado, Território e Infraestrutura na Fronteira Amazônica (GEPE-Infra) e vice-líder do Centro de Estudos e Pesquisa do Humanismo Ikeda (CEPHIK). Integrante do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), do Grupo Espaço e Poder do IPPUR/UFRJ, do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - (GTGA/DGEO/UNIR) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA/UNIR-GM). Assessora científica do Instituto Soka Amazônia de Pesquisas e Estudos Ambientais (ISA).

Docente permanente

PROF NILSON CESAR FRAGA

LINHA TSP - Território e Sociedade na Pân-Amazônia

PROF. DR. NILSON CESAR FRAGA

Pesquisador do CNPq/Produtividade em Pesquisa, desde 2013. Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), Graduação em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado em Geografia (Análise Ambiental e Desenvolvimento Regional) pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006) Doutorado interrompido em Geografia na Universidade Estadual Paulista - UNESP, entre 2000 e 2002, estudando as enchentes urbanas do Vale do Itajaí, em Santa Catarina - estudou as obras contra enchentes urbanas no Vale do Itajaí e do Cubatão do Norte entre os anos de 1992 e 2002. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (Mestrado e Doutorado). Professor do Curso de Pós-Graduação em Análise Ambiental do Curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, de 2001 até 2010. Professor do Curso de Pós-Graduação de Ensino em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, desde 2011. Pró-Reitor de Extensão, Sociedade e Cultura da Universidade Estadual de Londrina, pro tempore, entre anos anos de 2015 e 2019. Diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL de 2015 até 2019. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (Mestrado e Doutorado), de 2007 até 2017. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR-RO), desde 2013. Professor de diversas disciplinas de Geografia na Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina, desde 1998. Professor no ensino superior em diversas instituições de ensino, entre 2000 e 2011, ministrando disciplinas nos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Administração, Comunicação Social, História e Sociologia. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Diretor-Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Londrina/PR nas Gestões de 2012-2019. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito - GEOTMAC/UEL, desde 2011 e Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do do Contestado - ORGC/UEL, desde 2011. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na relação sociedade, meio ambiente, cultura, poder e conflito, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Geografia Regional, Território e Cultura, Território e Conflito. Estuda as guerras da formação territorial paranaense desde 2011, com ênfase para a Guerra do Contestado, Guerra de Porecatu, Levantes dos Posseiros do Sudoeste do Paraná e Chacina de Pitanga. Pesquisador da Região e da Guerra do Contestado, desde 1994. Desenvolve projeto de pesquisa de de extensão universitária na Região da Guerra do Contestado desde 2008, com destaque para os municípios de Lebon Régis, Timbó Grande, Matos Costa, Calmon, Porto União, União da Vitória e General Carneiro.

Docente permanente

PROFA MADALENA

LINHA PMG - Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental

LINHA TSP - Território e Sociedade na Pân-Amazônia

 

PROFA. DRA. MARIA MADALENA DE AGUIAR CAVALCANTE

Geógrafa, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia). Atua na linhas de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais e Meio Ambiente com ênfase em conflitos socioambientais, unidades de conservação, desmatamento, mudança no uso e cobertura da terra, impactos ocasionados pela implantação de grandes obras de infraestrutura (hidrelétricas, rodovias e hidrovias) na organização do território na Amazônia e Crimes Ambientais. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (2014-2018), obtendo a aprovação do primeiro doutorado em Geografia da região norte em sua gestão.

Docente permanente

FOTO JOAO PAULO ASSIS GOBO

LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

PROF. DR. JOÃO PAULO ASSIS GOBO

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2010). Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2013). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2017). Foi professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professor Adjunto (Nível I) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa em Climatologia do Laboratório de Climatologia e Biogeografia-LCB da Universidade de São Paulo (USP), do grupo de pesquisas do Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical-LaCAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter). Também é pesquisador em nível de Pós-Doutorado do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Climatologia Geográfica atuando principalmente nos seguintes temas: Biometeorologia Humana; Conforto Térmico; Clima Urbano; Clima e Saúde; e Poluição Atmosférica.

Docente permanente

 

 LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

 

PROF. DR. ELIOMAR PEREIRA DA SILVA FILHO

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, Processos Geomorfológicos e Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Compactação e Erosão de solos, Meio Ambiente com Ênfase na Qualidade de Água, Mudança de Uso da Terra e Implicações Fluviais, Bacias Hidrográficas e Planejamento Ambiental. (Texto informado pelo autor)

 Docente permanente

FOTO SIANE

 LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

PROFA. DRA. SIANE CRISTHINA PEDROSO GUIMARÃES

Possui graduação em Licenciatura e Bacharel Em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1994), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (2008). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. É credenciada do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, geoprocessamento, cartografia, zoneamento. (Texto informado pelo autor)

Docente permanente

 850ba-WhatsApp-Image-2019-11-04-at-16.44.44--1-

LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

PROF. DR. MICHEL WATANABE

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geoprocessamento e Hidrossedimentologia na Amazônia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa GEOPLAM no Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA. Atuante na linha de pesquisa Gestão e Planejamento Ambiental. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia - UNIR do curso de Educação do Campo. Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNIR. (Texto informado pelo autor)

Docente permanente

 

LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

PROF. DR. DORISVALDER DIAS NUNES

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1990), Mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e Doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos ? NAEA/UFPA (2004). Pós-Doutorado pelo Instituto de Geociências ? IGC/UFMG. Ocupou entre 1999-2000 o cargo de Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Rondônia e por duas vezes o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2004-2005; 2007-2009). Eleito duas vezes membro do Conselho Superior na área de Pesquisa e Pós-Graduação. Compôs o quadro de Consultores do Comitê Técnico Científico do PIBIC/UNIR/CNPq. É professor Associado IV do Departamento de Geografia da UNIR onde coordena desde 2002 o Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA. É docente permanente nos programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Geografia (UNIR) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR). Desenvolve pesquisas em temas relacionados ao Meio Ambiente, Gestão, Planejamento e Análise Ambiental, Vulnerabilidade à Erosão, Gestão e Planejamento de bacias hidrográficas, Impacto Ambiental e Unidades de Conservação. É pesquisador do Centro de Estudos Geográficos e Sócio-Ambientais da Amazônia Aziz Ab'Saber ? CEGEA e membro do Conselho Consultivo das Revistas RA'EGA e Geografar. Consultor da CAPES na Área de Geografia para avaliação Quadrienal 2013-2016, Qualis-Periódicos e Qualis-Livros. (Texto informado pelo autor)

 Docente permanente

 profa adriana

LINHA PMG Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental 

PROFA. DRA. ADRIANA CRISTINA DA SILVA NUNES

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2000). Mestrado (2003) e Doutorado (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental -PGBIOEXP/UNIR. Pós-doutorado pelo programa de Pós-graduação em Microbiológia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa ? Laboratório de Genética de Bactérias. Atualmente é professora com Dedicação Exclusiva-DE associado I do Departamento de Arqueologia - DARQ/UNIR. É membro do Centro Interdepartamental de Biologia Experimental e Biotecnologia - CIBEBI e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia e Planejamento Ambiental- LABOGEOPA. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Biologia Experimental-GEPBIOExp. Compõe o quadro permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia-PPGG, onde é responsável pela disciplina Biogeografia e Ecossistemas Amazônicos. Foi Coordenadora na Pró-reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa/PROPESq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC, entre os anos de 2010 e 2011. Tem experiência na área de Genética Molecular humana e de Microrganismos. Atua nos seguintes temas: Mcrorganismos de solo, Amazônia, Biogeografia e Bioarqueologia. Faz parte do grupo de referis da Revista Brazilian Journal of Microbiology e da revista Ciência e Natura da UFSM. https://orcid.org/0000-0002-3089-168X (Texto informado pelo autor)

 Docente permanente

 Atualizado em 17.08.2021.