Publicado em: 14/11/2023 21:42:57
A Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia – CONECTA 2023, uma iniciativa da Fundação Universidade Federal de Rondônia por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, retoma, após um longo período (2020 a 2022) sendo realizado de forma remota em virtude da Pandemia, suas atividades de forma presencial e levará o evento para "fora" dos portões da Universidade, no intuito de cumprir o seu papel social e dar publicidade às pesquisas realizadas dentro da Universidade.
Todos os anos, ao fim de cada ciclo dos programas PIBIC e PIBITI, a UNIR realiza o Seminário Final no qual os orientandos apresentam os resultados de suas pesquisas e neste ano (2023), o evento que faz parte de um projeto piloto "CIÊNCIA CONECTA", idealizado pela UNIR, através da PROPESQ juntamente com o estado de Rondônia, criou um momento de integração social para a comunidade interna e externa evidenciando e valorizando as pesquisas realizadas em Rondônia/Amazônia.
O GepGênero, grupo de estudo e pesquisa coordenado pela Professora Doutora Maria das Graças Silva Nascimento Silva (orientadora) e a Professora da Escola Pública E.E.E.F.M. São Luiz a doutoranda Tainá Trindade Pinheiro (co-orientadora), marcaram presença no evento, onde as professoras junto aos estudantes da Escola São Luiz bolsistas do programa PIBIC-Ensino Médio, apresentaram os resultados de suas pesquisas. No ato da apresentação estiveram presentes o Presidente da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO, Paulo Renato Haddad, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPESQ, Profa. Dra. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.
Da esquerda para direita: Bolsista de PIBIC Janaina Souza, Professora Dra. Maria das Graças, Professora Dra. Madalena Cavalcante e
doutoranda e professora do ensino médio Tainá Trindade.
Na ocasião, Haddad mencionou a importância da relação do ensino médio com a Universidade e da integração dela com a comunidade, levando a ciência aos espaços públicos, dando visibilidade às pesquisas produzidas pelos bolsistas assistidos pelo PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI.
Presidente da FAPERO, Paulo Renato Haddad e Janaina Souza.
Os trabalhos intitulados “PINTURA CORPORAL “GRAFISMO” E SUA IMPORTÂNCIA CULTURAL PARA O POVO INDÍGENA KAXARARI” e “IMPORTÂNCIA DO COCAR PARA O POVO KAXARARI E SUAS REPRESENTAÇÕES” foram apresentados pelos estudantes Janaina de Souza e Jardel Domingues, do 3º ano do ensino médio, que finalizaram seu ciclo no ano de 2022/2023. Para o ciclo 2023/2024, duas estudantes, também da E. E. E. F. M. São Luiz, já estão trabalhando e atuando na pesquisa com comunidades indígenas. Carmem Sousa e Letícia Vitória Silva são alunas do 1º e 2º ano do ensino médio, respectivamente, são bolsista do programa PIBIC-Ensino Médio, sob orientação da Professora Dra. Maria das Graças e co-orientação da doutoranda e professora da escola Tainá Trindade.
Para a estudante Janaina de Souza, a participação no PIBIC foi importante para a sua vivência dentro da Universidade, para a interação com outros pesquisadores e para o seu aprendizado de coisas novas. “Minha perspectiva para o futuro é ingressar na faculdade, fazer o curso de geografia, entrar para o grupo de pesquisa GepGênero coordenado pela Professora Gracinha e continuar pesquisando e aprendendo cada vez mais”, disse Janaina.
O programa, que já acontece desde 2022, aborda estudos sobre território e territorialidade, identidade e cultura dos povos indígenas na região amazônica. O envolvimento com o ensino médio é um passo importante para a iniciação à pesquisa e a possibilidade de incentivar os estudantes a terem a universidade como horizonte.
Professora e doutoranda Tainá Trindade e bolsista do PIBIC, Janaina Souza
A professora e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGG/UNIR, Tainá Trindade, também se posicionou incentivando os estudantes do ensino médio a adentrarem o universo da pesquisa, afirmando que o resultado é sempre positivo quando levamos em consideração que estamos trazendo alunos de ensino médio para a universidade. “As pesquisas que os alunos desenvolveram nesse ciclo de 2022/2023 trouxeram informações novas e elementos importantes da cultura Kaxarari, que são o grafismo e o cocar. Esses elementos vão além de um simples artesanato, são parte da identidade do povo Kaxarari”. Ela ainda reforçou a importância dos bolsistas de PIBIC, uma vez que suas pesquisas contribuíram de maneira significativa em estudos já realizados por pesquisadores da Universidade e de professores que já realizam pesquisas dentro deste espaço. “É uma temática importante dentro do campo geográfico”, disse ela.
Quando perguntamos a ela sobre suas considerações sobre o programa, ela nos disse que se sente privilegiada por estar conseguindo fazer parte desse processo que ela acredita que seja inovador que é de incluir. “Não deixa de ser um tipo de inclusão, trazer alunos de escola pública, principalmente de periferia, porque a gente sabe da dificuldade que eles têm quanto ao acesso de informação sobre a universidade e pesquisa, também logística. Acredito que a participação deles agrega em muito à ciência de modo geral e à ciência geográfica”, finalizou.
Para a orientadora dos bolsistas, Professora Dra. Maria das Graças, o programa de iniciação científica tem importância muito grande na vida dos acadêmicos e acadêmicas da graduação, é um diferencial na vida acadêmica do alunado da graduação. “Durante minha graduação, na década de 80, aqui na UNIR, eu fui iniciação científica, não bolsista – porque não existia na época. Foi aí que eu iniciei a pesquisa com populações tradicionais na Amazônia. Por que eu digo que tem diferencial? Porque foi a partir da iniciação científica que eu continuei minha pesquisa, no mestrado, no doutorado e no pós-doutorado, sempre pautando as populações tradicionais da Amazônia”, conta ela.
Em 2022 a PROPESQ lançou um edital para PIBIC no ensino médio, onde a professora concorreu e foi contemplada com uma cota de 2 bolsas, que foram preenchidas com alunos da E. E. E. F. M. São Luis, Jardel e Janaina, que finalizaram seu ciclo e apresentaram os resultados de suas pesquisas no CONECTA 2023.
Segundo a professora Maria das Graças, a nossa Professora Gracinha, “a importância do PIBIC do ensino médio vai além das bolsas e dos bolsistas, pois também consegue motivar outros alunos da escola a se aproximarem da universidade e a enxergar enquanto oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos”. O objetivo dos orientadores de PIBIC, principalmente da professora Gracinha, é estabelecer uma parceria com a Escola para futuros projetos de pesquisa e de extensão através do PIBIC-EM, envolvendo as duas instituições.
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Fonte: Maiza Soares (mestranda) e Josué da Costa Silva (coordenador do PPGG e do GepCultura) - PPGG/UNIR