INDÍGENA DA UNIR RECEBE MENÇÃO HONROSA NACIONAL EM DISSERTAÇÃO EM GEOGRAFIA

Publicado em: 21/10/2021 11:04:59

INDÍGENA DA UNIR RECEBE MENÇÃO HONROSA NACIONAL EM DISSERTAÇÃO EM GEOGRAFIA


INDÍGENA DA UNIR RECEBE MENÇÃO HONROSA NACIONAL EM DISSERTAÇÃO EM GEOGRAFIA

 

A dissertação de Mestrado intitulada “Territórios originários: Manchineri além das fronteiras”, defendida em 02 de agosto de 2019, de autoria de Alessandra Severino da Silva Manchinery do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR, foi contemplada com menção honrosa durante o XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) realizado entre os dias 10 e 15 de outubro de 2021 em ambiente virtual.

A discente Alessandra Manchinery, graduada em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC, atualmente doutoranda do PPGG/UNIR concorreu com outros pós-graduandos de todo o Brasil ao Prêmio Maurício de Almeida Abreu.

                     Defesa de Mestrado de Alessandra Manchinery. Fonte: GENTEH, 2019.

Para Alessandra foi uma imensa satisfação, assim afirma: “não ganhei o prêmio, mas ganhei a menção honrosa na categoria de melhor dissertação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia – ANPEGE, de modo que é uma conquista significativa, primeiro por ser mulher, indígena acreana, mãe de duas crianças e cientista, segundo em virtude de nosso trabalho contribuir para a visibilidade indígena. É uma conquista também do meu povo que mora na fronteira Brasil-Bolívia e Peru. Neste importante quero agradecer ao PPGG/UNIR que me acolheu e ao Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por ter proporcionado a bolsa de estudos para que fizesse a pesquisa de Mestrado e também pudesse ser credenciada como aluna de Doutorado em Geografia, o primeiro da região Norte. Penso que esta conquista também serve de estímulo para outras pessoas indígenas seguirem em frente em seus estudos acadêmicos”.

A pesquisadora contemplada pertence ao Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas/GENTEH, sob a coordenação do Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva e que atuou e atua na orientação de Alessandra Manchinery. Para ele “o mérito recebido por Alessandra é muito representativo, visto que “é a primeira vez na história do PPGG/UNIR (criado em 2016) que o segmento discente foi agradecido com tal honraria, o que caracteriza todo o esforço de professores e alunos na produção do conhecimento científico feito na Amazônia e particularmente em Rondônia”.

Sobre o Prêmio Maurício de Almeida Abreu — criado em homenagem a este grande geógrafo brasileiro, nascido em 18 de dezembro de 1948 na cidade do Rio de Janeiro e falecido em 09 de junho de 2011 na mesma cidade, o qual ao longo de sua vida contribuiu para o desenvolvimento da Geografia Histórica e Geografia Urbana, sendo autor de vários livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

 Prêmio

 

Fonte: GENTEH/UNIR; PPGG/UNIR e Departamento de Geografia