Egresso do Mestrado em Geografia/UNIR é aprovado com bolsa/CNPq de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP)

Publicado em: 22/09/2021 10:26:19

Egresso Destaque 2021


UNIRLOGO PPGG

 

Egresso do Mestrado em Geografia/UNIR

é aprovado com bolsa/CNPq de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP)

 

Alyson

Foto: Alyson Fernando Alves Ribeiro 

O professor Alyson Fernando Alves Ribeiro cursou Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia pela Universidade de Rondônia e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com estágio doutoral na Universidad de Alicante (Espanha), e intercâmbio acadêmico na Univeridad Autónoma do México (UAM), com bolsa de estudo de excelência da Secretaria de Relações Exteriores do Governo do México (SRE-MEX).

Na UNIR, Alyson Ribeiro concluiu o mestrado (2016) com o título da pesquisa “A regularização fundiária como (in)solução para a questão agrária: o desvelar do Programa Terra “Legal” Amazônia no cone-sul de Rondônia”, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva. É integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/UNIR).

No Pós-Doutorado, a pesquisa a ser desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), intitulada “Território Ambiente e Políticas Públicas: Projeto “Regulariza Amazônia” cooperação bilateral Brasil- União Europeia para a governança fundiária”, terá como supervisor o Prof. Dr. Hervé Thery (PPGH-USP), e coorientador o Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva (PPGG-UNIR). Na agenda de trabalho, consta estágio pós-doutoral na França - Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e trabalho de campo e estudos no GTGA/UNIR.Conforme o último edital da Capes, trata-se da única bolsa de Pós-doutorado destina a área de Geografia Humana para todo Brasil.

 

Em 2021, publicou o artigo “A regularização fundiária na Amazônia brasileira: quanto vale ou é por quilo?, na revista GeoGraphos, da Universidad de Alicante (Espanha). Acesso: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/113940

 

Fonte: GTGA/UNIR.

 

Fonte: PPGG/UNIR