LIVRO SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS SERÁ LANÇADO DIA 26 DE AGOSTO DE 2021

Publicado em: 23/08/2021 11:33:11

LIVRO SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS SERÁ LANÇADO DIA 26 DE AGOSTO DE 2021


A obra “Expressões, Vivências e Representações Indígenas da e na Amazônia” organizada pelo Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva, do Departamento de Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR, será lançada no dia 26 de agosto de 2021, às 19h, por meio do youtube.com/historiaecultura, link https://www.youtube.com/channel/uccuhnzjwhhosmp2udbi-tmw.

Com 420 páginas, o livro é composto por 15 capítulos que refletem resultados de trabalhos desenvolvidos por e com pesquisadores, especialmente da Geografia, os quais tratam de expressões, representações vivências com povos indígenas da e na Amazônia, de modo a percorrer uma trajetória geográfica de mais de 10 anos em pesquisas relacionadas às culturas originárias.

Deste total, 13 trabalhos apresentados e publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais, bem como em artigos de periódicos indexados ao Qualis/Capes, os quais foram revistos, ampliados, modificados (inclusive os títulos) e formatados em capítulos de livro. A apresenta ainda dois capítulos inéditos, o primeiro como resultado de pesquisa de doutorado, o qual discute etnoconhecimentos e etnossaberes indígenas Pykahu-Parintintin na utilização de espécies da floresta e dos quintais para o tratamento de enfermidades e que proporcionam o bem-estar. O outro fruto de vivências e experiências com os Kaxarari que perrmeia os tempos dos seringais e do ritual do Kupá.

Publicado pela Temática Editora, em síntese, os capítulos retratam e chamam a atenção do leitor para refletir sobre a ciência e espistemologia indígena; a compreensão da ciência associada à cultura pelas mulheres indígenas; práticas e exercícios de expressões, representações culturais e identidades; as percepções culturais de alunos no campo da educação; como a educação, a escola integram práticas não dissociadas da cultura; a cultura como elemento e fenômeno de proteção territorial; a inserção e utilização da tecnologia como interação da cultura. O livro está disponível para download no link https://bit.ly/expressoes-indigenas-Adnilson.

 

A obra é resultado do projeto, com a mesma denominação, submetido ao Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel/Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura - Fedec/Ro, em atendimento à Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), no Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec (Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais), no Eixo I: Publicação de Livros e Revistas Culturais, e na Linha de Apoio 3: Republicação de obras impressas (Reedição).

 

Fonte: Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas - GENTEH

Fonte: GENTEH/UNIR; PPGG/UNIR e Departamento de Geografia